Famexgas Carbonatação de Bebidas

O dióxido de carbono possui a tendência de escapar facilmente da fase líquida se nenhuma força externa for exercida sobre ele. Por esse motivo, suas condições de produção, acondicionamento, transporte e consumo são fundamentais para a conservação do gás em solução, o que a FAMEX garante com muita qualidade.
Os fatores que podem afetar a solubilidade do dióxido de carbono são:

Temperatura

Por definir o grau de atividade das moléculas, a temperatura atinge de forma direta a velocidade de escape do gás. Quanto maior a temperatura, maior será a atividade das moléculas gasosas e, com a força, elas forçarão o filme líquido. Além disso, com mais energia térmica, a pressão parcial do gás fica maior e a fase gasosa externa não será capaz de manter a substância dissolvida. Por esse motivo, o acondicionamento das bebidas carbonatadas não deve ser feito em ambientes quentes - mesmo em temperatura ambiente. Nesse caso, o dióxido de carbono adquire energia suficiente para escapar para o ambiente, o que afeta a qualidade da bebida.

Pressão


Essa variável é um fator importante de controle, pois ela indica a tendência do gás em permanecer no meio aquoso, ou seja, quanto maior a pressão exercida pelo ambiente externo, mais retido ficará o gás na fase líquida.
Por isso, essas duas variáveis - temperatura e pressão - precisam ser exercidas em conjunto para que o gás tenha menor pressão parcial e temperatura adequada, sem que se torne liquefeito (volte a fase líquida). Caso isso não aconteça, ao abrir o recipiente, o dióxido de carbono escapa estantaneamente.